Anais de Eventos

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PUBLICAÇÃO DE ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS: o que você precisa saber?

Eventos tecnico-científicos como Conferência, Congressos, Simpósios, Workshops, Seminários, visam disseminar conhecimento e fomentar a produção científica. Para isso, são realizadas atividades como palestras, mesas-redondas, painel, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos, dentre outras estratégias de troca de conhecimento.

Para que seu trabalho científico tenha mais visibilidade e se torne acessível, são produzidos os anais de eventos científicos. Anais de eventos, também conhecidos em inglês como Conference proceedings, são uma coletânea de todos os roteiros, programação, procedimentos, trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas e qualquer outro tipo de conhecimento produzido em um evento científico. Os anais copilam ainda os nomes de todas as pessoas envolvidas na produção (autores, palestrantes, comissão científica, monitores, comissão de avaliação, entre outros).

 VANTAGENS DE SE PUBLICAR ON-LINE

A publicação dos anais é feita pela comissão científica do evento após submissão e apresentação dos trabalhos pelos participantes. Realizar essa publicação permite várias vantagens:

Vantagens aos participantes Vantagens ao evento
  • Melhora a experiência no Currículo Lattes;
  • Publicação e Divulgação de pesquisas e descobertas científicas
  • Estimula a produção científica do pesquisador e pontua em seleções e Concursos;
  • Maior visibilidade e divulgação para seu evento;
  • Aumentar seu prestígio junto à comunidade acadêmica;
  • Acesso universal e on-line à publicação (papéis, cds e pendrives os anais ficam restritos apenas aos participantes que comparecerem ao evento).
  • Aumenta seu network, ganhando assim reconhecimento técnico no meio;
  • Permite que o evento ganhe reconhecimento técnico-científico;
  • Acesso ilimitado, a qualquer momento, à sua publicação;
  • Possibilita atrair investimentos de empresas parceiras e apoiadora;
  • Possibilita o autor sair da condição de ouvinte para posição de colaborador do conhecimento científico;
  • Preservar por meio da publicação todo o conteúdo produzido por seu evento, criando uma memória que ficará eternizada na web.
  • Maior visibilidade à sua pesquisa; 
  • On-line, a publicação fica disponível para as mais de 51% da população mundial que está conectada à internet no mundo;

 REGRAS PARA PUBLICAÇÃO EM ANAIS DE EVENTOS PELA DIGITAL EDITORA

Os anais do seu evento podem ser disponibilizados em plataforma online, impressa ou ambas (a definir com a Comissão científica);

A versão online tem sido uma das mais escolhidas pelo público, pois os trabalhos publicados ficam mais acessíveis e tem baixo custo para publicação;

Os artigos devem ser enviados à Digital Editora já formatado pela Comissão Científica do evento. Esta deve disponibilizar um modelo aos autores durante submissão ao evento, via edital, para apresentação de trabalhos;

A Comissão Científica do evento deve receber, avaliar os trabalhos e editar o arquivo de Anais em versão WORD/DOC já no formato de publicação a ser enviado para a editora;

Os tipos de trabalhos aceitos no evento serão definidos pela Comissão Científica, sendo: resumos simples (até 400 palavras) ou resumos expandidos (até 1000 palavras). Não serão eceitos artigos completos. 

Visamos a popularização da ciência e universalização do acesso ao conhecimento científico produzido, para isso, a publicação de anais de eventos pela Digital Editora segue os padrões do Open Access, ou "Acesso Aberto", ou seja, disponibiliza os trabalhos de forma on-line, gratuita e revista por pares (peer-reviewed), aumentando a visibilidade, as citações e o impacto das pesquisas. 

A estrutura dos Anais deve conter:

  • CAPA (nome do evento, título do anais e subtítulo, se houver, em negrito e caixa alta, logotipo do evento, logotipo da editora, logotipo de empresas apoiadoras, local - cidade e estado do evento, mês e ano de realização);
  • FOLHA DE ROSTO (nome dos membros da comissão científica, membros da organização e demais comissões, apresentação do evento pelo presidente);
  • SUMÁRIO DE TÍTULOS DOS RESUMOS (o indicativo numérico de cada capítulo, seção e subseção, quando houver, os respectivos títulos dos resumos, interligados por linhas pontilhadas ás suas páginas, nome do relator e de todos os autores correspondentes dos resumos);
  • RESUMOS PAGINADOS NA SEQUÊNCIA (em ordem de sumarização, colocar cada resumo apresentado e paginado);

Preferencialmente, o resumo deve conter:

  • Título: máximo de 15 palavras em letra minúscula, conciso e reflete a ideia do texto;
  • Identificação dos autores: deve ser indicado nome compelto de todos os autores, instituião/filiação e número ORCID.
  • Resumo estruturado: coeso contendo 400 (resumo simples) ou 1000 palavras (resumo expandido).

       O texto deve ser estruturado em:

  • INTRODUÇÃO: situar a importância do problema ser solucionado e sua relação com outras citações.
  • OBJETIVO: específicos para a proposta estudada.
  • METODOLOGIA/MÉTODOS: detalhar o tipo de estudo, cenário, popualção, amostra, coleta de dados, fonte de dados, análise de dados e em pesquisas realizadas com seres humanos, identificar número de CAAE de aprovação do Cômite de Ética/CEP.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrever os achados e confrontar as novas descobertas com o conhecimento já obtido. As citações de outros autores deverão ser identificadas no texto, de forma numérica e sobrescritas. As referências devem ser identificadas ao final do resumo segundo ordem em que foram citadas no texto. Exemplo: Outros estudos (1) apontam ainda que ...
  • CONCLUSÃO: sintetizar os resultados 
  • PALAVRAS-CHAVE: utilize de três a cinco palavras-chave.
  • REFERÊNCIAS: cada resumo deverá conter até 05 (cinco) referências conforme normas da ABNT e não serão contabilizadas no número de palavras do resumo.

Os anais devem ser escritos considerando a formatação de cada resumo:

  •  Papel branco, formato A4 (21,00 x 29,70);
  • Texto em formato justificado com 3 cm na margem superior e esquerda; 2 cm na margem inferior e direita;
  • Fonte Arial, preferencialmente em fonte tamanho 12; evite citações longas;
  • Parágrafos com recuo de 1,25 e de um espaço entrelinhas 1,5 entre as seções e os parágrafos;
  • Texto digitado em espaço de 1 ½ entrelinhas;

Compete à Comissão Científica a responsabilidade pelo conteúdo do Anais, devendo atentar para os direitos de imagens de outros que venham a ser usados, plágio, bem como envio da Declaração de Publicação pelos autores e enviar para a editora junto do arquivo final dos Anais de evento.

A editora fará análise de verificação de Conteúdo autoral e plágio, podendo solicitar a correção à Comissão Científica.

Ao final, o Presidente/Responsável pelo evento deverá assinar uma Declaração de Consentimento de Publicação dos Anais.

Serão publicados apenas os resumos aceitos pela Comissão científica;

O arquivo do Anais será publicado no portal da editora;

REGISTRO ISSN, ISBN E DOI

Para que os anais do evento tenham validade científica, eles precisam ter: 

  • ISSN (International Standard Serial Number): Esse é o código utilizado para registro de publicações em série, como periódicos, jornais, revistas e trabalhos científicos.
  • ISBN (International Standard Book Number): é utilizado para individualizar publicações não-seriadas e torna os anais de eventos uma publicação oficial. 
  • DOI (Digital Object Identifier): traduzindo, significa 'Identificador de Objeto Digital', ou seja, é um registro eletrônico permanente e individual atribuído para arquivos digitais. Nós somos autorizados a emitir o registro internacional científico DOI para Anais de Evento Científico junto à Crossref. 
  • Os anais serão publicados na base mundial de trabalhos científicos Crossref;
  • Facilita comprovar a publicação dos anais;

NOTA: para o evento que não possuir periodicidade ou possuir um histórico de descontinuidade em sua realização, serão atribuídos ISBN e não ISSN. Se o evento for periódico, no segundo ano de sua realização a comissão organizadora deve solicitar ISSN à Digital Editora.

PARCERIA PARA DIVULGAÇÃO DA EDITORA NO EVENTO

Durante todo o evento, deve ser divulgado o vídeo institucional da editora no site e/ou redes sociais do evento, bem como incluir seu logotipo no material gráfico e material didático. 

PACOTE PARA PUBLICAÇÃO DE ANAIS DE EVENTOS

  • Atribuição de DOI/CrossRef para o Evento
  • Atribuição de DOICrossRef para o título dos Anais do Evento (optativo)
  • Registro ISBN ou ISSN (eventos seriados)
  • Ficha Catalográfica 
  • Maior Indexação e  visibilidade ao seu evento
  • Anais de evento online
  • Sem limite de Resumos simples ou expandido 
  • Entrega rápida: até 15 dias ou antes!

 PLANOS PRÉ-DEFINIDOS

Quantidade de Resumos

Sem limite de resumos com DOI apenas para título dos Anais de Eventos

Atribuição de DOI para cada resumo

Valor do Pacote

R$ 550,00

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A emissão do DOI será apenas para o arquivo de anais; Para emissão de DOI individual para os resumos ou outros formatos, entre em contato conosco e solicite novo orçamento.

 



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