Indexadores

Home > Indexadores


Ficha Catalográfica, ISBN e DOI são, hoje, os mais conhecidos identificadores de livros, revistas, periódicos e obras eletrônicas. Saiba mais sobre cada um destes identificadores utilizados para indexação pela Digital Editora:

FICHA CATALOGRÁFICA

De acordo com a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na sua NBR 14.724:2011, é considerado item obrigatório do trabalho acadêmico a ficha catalográfica, como parte integrante da folha de rosto, devendo a ficha ser inserida no verso da desta, alinhada à parte inferior da margem. De acordo com a legislação vigente, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas publicações brasileiras.

Para trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica não só informa os dados básicos de autoria, título e assunto, mas reconhece outros pontos fundamentais na produção da pesquisa, como a orientação, a unidade de ensino superior a qual o trabalho é proveniente, o curso e o grau acadêmico relacionado ao trabalho (TCC, dissertação e/ou tese).

Possui o objetivo de facilitar a identificação e recuperação de livros, por exemplo, em acervos de bibliotecas e livrarias e contribuem para a uniformização da catalogação no âmbito nacional e internacional, facilitando a colaboração técnica entre diferentes instituições. 

 ISBN

O ISBN, sigla para International Standard Book Number, é um sistema internacional de identificação de livros que utiliza codificação numérica para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. No Brasil, o registro de ISBN é feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O uso correto do ISBN permite que diferentes formas de produto e edições de um livro, impressas ou digitais, sejam claramente diferenciadas, garantindo que os clientes recebam a versão solicitada.

Semelhando ao nosso RG, o ISBN é o cadastro de identificação do livro e funciona também como o seu código de barras. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. Utilizado também para identificar software seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita sua circulação e comercialização.

Somente com o ISBN é possível fazer o cadastro e comercialização de um livro em livrarias físicas e digitais do Brasil e do mundo. O ISBN também simplifica a busca, facilitando a identificação do seu livro em bibliotecas. 

 DOI – DIGITAL OBJECT IDENTIFIER

O DOI (traduzido como “Identificador Digital de Objetos”) é um sistema que permite a identificação, localização e descrição de obras digitais. Uma vez atribuído um DOI, não se pode removê-lo ou alterá-lo. No caso, os DOIs da Crossref são únicos e ofertados a trabalhos finais. No Brasil, a agência principal que oferta o DOI é a CrossRef, por meio de um acordo com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e a Digital Editora é filiada que emite DOI às suas publicações. 

O DOI é um código atribuído ao seu trabalho que permite identifica-lo na internet por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Este código aumenta a visibilidade de sua produção e é utilizado para identificar documentos digitais na internet, como periódicos, artigos técnicos e científicos, e-books, capítulos de livros, anais de conferências em meio eletrônico, entre outros. 

Este identificador digital de documentos é composto por duas informações: na primeira parte, um prefixo que identifica o publicador do documento; e, na segunda, indicações determinadas pelo publicador do documento.

Aqui um exemplo de DOI: 10.48140/1109-1230.2020.v1i1.001

 



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2025 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.