PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES: revisão bibliográfica
PRACTICE OF SELF-MEDICATION AMONG STUDENTS: bibliographic review
Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > A FARMÁCIA E SUA IMERSÃO NA INTERDISCIPLINARIDADE
Objetivo: O estudo objetiva investigar a prática da
automedicação entre indivíduos de diferentes graus de instrução, por meio de
uma análise comparativa, cuja intenção é verificar se o domínio de um maior
conhecimento interfere de alguma forma nos fatores que condicionam à prática da
automedicação entre eles, destacando os fatores e as consequências da prática
da automedicação entre os estudantes. Metodologia: A metodologia
pautou-se em uma revisão bibliográfica,
do tipo integrativa, descritiva, qualitativa, exploratória e dissertativa,
utilizando-se as bases de dados da LILACS, MEDLINE e PUBMED, publicados nos
últimos cinco anos. Resutlados: Os resultados apontaram que, dentre os anos de publicação dos artigos, o
ano de 2019 teve a maior prevalência com 45%, seguido do ano de 2015, com 28%;
a fonte LILACS foi a que mais disponibilizou estudos sobre o tema estudado com
45%; e quanto aos periódicos, todos apresentaram igual número de artigos
publicados, contabilizando 9% cada, sendo que somando contribuíram para o
desenvolvimento do trabalho. Considerações Finais: Logo, a automedicação
em estudantes fundamentada em autoconhecimento ou indicativa de terceiros
emerge como prática muito perigosa devido aos inúmeros riscos que esta pode
acarretar ao individuo e, ainda por cima, contribuir para camuflar possíveis
patologias.
Objective: The study aims to
investigate the practice of self-medication among individuals of different
degrees of education, through a comparative analysis, whose intention is to
verify whether the domain of greater knowledge interferes in any way in the factors
that condition the practice of self-medication among them , highlighting the
factors and consequences of self-medication among students. Methodology: The methodology was
based on a bibliographic review, of an integrative, descriptive, qualitative, exploratory
and dissertative type, using the databases of LILACS, MEDLINE and PUBMED,
published in the last five years. Results: The results showed that, among the years of
publication of the articles, the year 2019 had the highest prevalence with 45%,
followed by the year 2015, with 28%; the LILACS source was the one that most provided
studies on the topic studied with 45%; and as for the journals, all presented
an equal number of published articles, accounting for 9% each, adding that they
contributed to the development of the work. Final Considerations: Therefore,
self-medication in students based on self-knowledge or indicative of third
parties emerges as a very dangerous practice due to the innumerable risks that
this can bring to the individual and, on top of that, contribute to conceal
possible pathologies.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2025 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.