PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES: revisão bibliográfica

PRACTICE OF SELF-MEDICATION AMONG STUDENTS: bibliographic review

Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > A FARMÁCIA E SUA IMERSÃO NA INTERDISCIPLINARIDADE


CIÊNCIAS DA SAÚDE Visualizações: 1640
Ano: 2020

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

Objetivo: O estudo objetiva investigar a prática da automedicação entre indivíduos de diferentes graus de instrução, por meio de uma análise comparativa, cuja intenção é verificar se o domínio de um maior conhecimento interfere de alguma forma nos fatores que condicionam à prática da automedicação entre eles, destacando os fatores e as consequências da prática da automedicação entre os estudantes. Metodologia: A metodologia pautou-se em uma revisão bibliográfica, do tipo integrativa, descritiva, qualitativa, exploratória e dissertativa, utilizando-se as bases de dados da LILACS, MEDLINE e PUBMED, publicados nos últimos cinco anos. Resutlados: Os resultados apontaram que,  dentre os anos de publicação dos artigos, o ano de 2019 teve a maior prevalência com 45%, seguido do ano de 2015, com 28%; a fonte LILACS foi a que mais disponibilizou estudos sobre o tema estudado com 45%; e quanto aos periódicos, todos apresentaram igual número de artigos publicados, contabilizando 9% cada, sendo que somando contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Considerações Finais: Logo, a automedicação em estudantes fundamentada em autoconhecimento ou indicativa de terceiros emerge como prática muito perigosa devido aos inúmeros riscos que esta pode acarretar ao individuo e, ainda por cima, contribuir para camuflar possíveis patologias.


Palavra-chave: Automedicação


Abstract:

Objective: The study aims to investigate the practice of self-medication among individuals of different degrees of education, through a comparative analysis, whose intention is to verify whether the domain of greater knowledge interferes in any way in the factors that condition the practice of self-medication among them , highlighting the factors and consequences of self-medication among students. Methodology: The methodology was based on a bibliographic review, of an integrative, descriptive, qualitative, exploratory and dissertative type, using the databases of LILACS, MEDLINE and PUBMED, published in the last five years. Results: The results showed that, among the years of publication of the articles, the year 2019 had the highest prevalence with 45%, followed by the year 2015, with 28%; the LILACS source was the one that most provided studies on the topic studied with 45%; and as for the journals, all presented an equal number of published articles, accounting for 9% each, adding that they contributed to the development of the work. Final Considerations: Therefore, self-medication in students based on self-knowledge or indicative of third parties emerges as a very dangerous practice due to the innumerable risks that this can bring to the individual and, on top of that, contribute to conceal possible pathologies.


Keywords: Self-medication


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2020.001.21

ISBN:


78-65-89361-00-8

AUTORES :


Francivania de Jesus Silva
Nyrlane Wanderley de Carvalho



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2025 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.