Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental em Presidente Kennedy-ES

Diagnostic assessment as a learning tool in elementary school in Presidente Kennedy-ES

Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES


LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Visualizações: 1902
Ano: 2021

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

O capítulo Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental em Presidente Kennedy-ES, as autoras Cheila dos Santos Marvila e Luana Frigulha Guisso com base em suas experiências profissionais o estudo foi acrescido o aspecto descritivo, pelo fato de suscitar a compreensão, do percurso de avaliação diagnóstica do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. A preocupação durante a análise realizada foi a de refletir, e analisar de forma cautelosa, as manifestações dos professores que participaram da pesquisa, tanto no que tange aos seus posicionamentos referentes a avaliação diagnóstica, como é compreendida na sua íntegra. A necessidade de verificar entre os professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental se o uso da avaliação diagnóstica, aplicada pelo município de Presidente Kennedy, contribui positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a busca pela qualidade do ensino. Diante disso, o problema do estudo trata de aferir se houve contribuição na avaliação diagnostica (Simulado Municipal), realizada pela Secretaria Municipal do município no processo de alfabetização de alunos nas turmas de Ensino Fundamental séries iniciais, nas EMEIEF “Bery Barreto de Araújo” e EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Para solucionar a indagação apresentada, o objetivo da pesquisa se estabelece no suscitar da compreensão da avaliação diagnóstica implementada pela SEME/PK, bem como investigar a qualidade da contribuição dentro do processo de alfabetização. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da coleta de dados, pela aplicação de questionários aos professores das referidas escolas, buscando-se vestígios de expressão de ideias, sentimentos e interesses em relação aos objetivos da avaliação. Mediante os resultados da pesquisa foi possível concluir que todo o processo que envolve o programa de Avaliação Diagnóstica da SEME/PK apresenta intercorrências várias que impedem a que os objetivos dessas avaliações sejam alcançados plenamente.


Palavra-chave: Ensino fundamental,escola,Aprendizagem


Abstract:

.


Keywords: elementary school,school,learning


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2021.003.3

ISBN:


978-65-89361-02-2

AUTORES :


Cheila dos Santos Marvila
Luana Frigulha Guisso



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.