Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental em Presidente Kennedy-ES
Diagnostic assessment as a learning tool in elementary school in Presidente Kennedy-ES
Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES
O capítulo Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem no ensino fundamental em
Presidente Kennedy-ES, as autoras Cheila dos Santos Marvila e Luana Frigulha Guisso com base em suas
experiências profissionais o estudo foi acrescido o aspecto descritivo, pelo fato de suscitar a compreensão, do
percurso de avaliação diagnóstica do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. A
preocupação durante a análise realizada foi a de refletir, e analisar de forma cautelosa, as manifestações dos
professores que participaram da pesquisa, tanto no que tange aos seus posicionamentos referentes a avaliação
diagnóstica, como é compreendida na sua íntegra. A necessidade de verificar entre os professores regentes das
séries iniciais do ensino fundamental se o uso da avaliação diagnóstica, aplicada pelo município de Presidente
Kennedy, contribui positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a
busca pela qualidade do ensino. Diante disso, o problema do estudo trata de aferir se houve contribuição na
avaliação diagnostica (Simulado Municipal), realizada pela Secretaria Municipal do município no processo
de alfabetização de alunos nas turmas de Ensino Fundamental séries iniciais, nas EMEIEF “Bery Barreto de
Araújo” e EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Para solucionar a indagação apresentada, o objetivo da pesquisa
se estabelece no suscitar da compreensão da avaliação diagnóstica implementada pela SEME/PK, bem como
investigar a qualidade da contribuição dentro do processo de alfabetização. Utilizou-se a metodologia de
pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da coleta de dados, pela aplicação de questionários aos professores
das referidas escolas, buscando-se vestígios de expressão de ideias, sentimentos e interesses em relação aos
objetivos da avaliação. Mediante os resultados da pesquisa foi possível concluir que todo o processo que
envolve o programa de Avaliação Diagnóstica da SEME/PK apresenta intercorrências várias que impedem a
que os objetivos dessas avaliações sejam alcançados plenamente.
.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.