Identidade quilombola: um olhar dos alunos, pais e professores sobre as escolas quilombolas do ensino fundamental em Presidente Kennedy
Quilombola identity: a view of students, parents and teachers on quilombola elementary schools in President Kennedy
Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES
O capítulo Identidade quilombola: um olhar dos alunos, pais e professores sobre as escolas
quilombolas do ensino fundamental em Presidente Kennedy, o estudo foi desenvolvido por Leonardo
dos Santos e Sebastião Pimentel Franco. Esta pesquisa parte do interesse em compreender como vem sendo
desenvolvida a educação nas escolas quilombolas do ensino fundamental nas comunidades Boa Esperança
e Cacimbinha em Presidente Kennedy-ES. Essa compreensão parte da discussão sobre o significado de
o estudo para esclarecer) questões referentes à construção identitária desses grupos sociais. Portanto, a
afirmação dos direitos das comunidades quilombolas no campo educacional é perpassado por interesses
diversos, entre os quais a negação desses direitos e a crença de que seja desnecessário ensinar História da
África aos alunos quilombolas, o que contribuiria na afirmação da sua identificação. Esse processo deve
perpassar diferentes conhecimentos e saberes, estratégias pedagógicas e recursos didáticos, assim como o
combate a toda forma de discriminação e preconceito no ambiente escolar. Ademais, deve atravessar os
muros escolares e ir ao encontro da comunidade que ali vive, na troca de conhecimentos, onde os pais têm
muito a contribuir nessa construção.
.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.