Diagnóstico das dificuldades do ensino de história no que tange à identidade quilombola em Presidente Kennedy-ES

Diagnosis of the difficulties of teaching history in what regarding quilombola identity in Presidente Kennedy-ES

Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES


LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Visualizações: 1903
Ano: 2021

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

Na mesma sequência o capítulo Diagnóstico das dificuldades do ensino de história no que tange à identidade quilombola em Presidente Kennedy-ES, Vânia dos Santos da Silva e Sebastião Pimentel Franco, discuti como nas comunidades quilombolas de Presidente Kennedy, as políticas públicas que podem ser adotadas em prol dos remanescentes de quilombo em consonância com o ambiente escolar, para contribuir com a autoafirmação dos alunos quilombolas. As comunidades quilombolas adentraram em pauta na década de 70, no entanto as escolas quilombolas só foram regulamentadas com a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais específicas em 2012, assim, a educação é de fundamental importância, admite que os sujeitos conheçam suas raízes e a educação priorize a identidade dos alunos e oferte uma educação de qualidade. Considerações finais: Como se aborda de comunidades que estão em constantes lutas, em uma sociedade em constante transformação histórica e cultural, que se dá com o passar dos anos, existe necessidade constante de entender o contexto, manter as tradições e batalhas por direitos individuais e coletivos dessas comunidades.


Palavra-chave: Ensino de História,Diagnóstico,identidade quilombola


Abstract:

.


Keywords: Diagnosis,history teaching,quilombola identity


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2021.003.9

ISBN:


978-65-89361-02-2

AUTORES :


Vânia dos Santos da Silva
Sebastião Pimentel Franco



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.