Educação inclusiva: o processo pedagógico de um estudante com dificuldade de aprendizagem em uma escola municipal de Presidente Kennedy (ES)

Inclusive education: the pedagogical process of a student with learning difficulties in a municipal school by Presidente Kennedy (ES)

Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES


LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Visualizações: 1902
Ano: 2021

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

O capítulo Educação Inclusiva: O processo pedagógico de uma estudante com dificuldade de aprendizagem em uma escola municipal de Presidente Kennedy-ES, as autoras Maria Regina Fontana Contarini e Nilda da Silva Pereira, buscam compreender o fazer pedagógico no processo educacional de uma aluna com dificuldade de aprendizagem, analisando o procedimento educativo e a aplicação das teorias da educação de forma empírica. Entende-se que a ação pedagógica deve consistir na elaboração de programas de intervenção adaptados às características de aprendizagem específicas de cada criança e no espaço em que ocorre essa aprendizagem. Incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio. Isso, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. Para uma educação realmente inclusiva é necessário repensar o processo de ensino e aprendizagem conhecendo e compreendendo as adversidades físicas ou culturais, as múltiplas diversidades, sejam elas físicas ou culturais, necessitando ser plurissignificativa e construir um currículo contextualizado, em que esteja presente a equidade.


Palavra-chave: Educação inclusiva,dificuldade de aprendizagem,estudantes


Abstract:

.


Keywords: Inclusive education,learning difficulties,student


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2021.003.11

ISBN:


978-65-89361-02-2

AUTORES :


Maria Regina Fontana Contarini
Nilda da Paiva Silva Pereira



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.