Educação inclusiva: o processo pedagógico de um estudante com dificuldade de aprendizagem em uma escola municipal de Presidente Kennedy (ES)
Inclusive education: the pedagogical process of a student with learning difficulties in a municipal school by Presidente Kennedy (ES)
Home > LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES > TEMAS EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES
O capítulo Educação Inclusiva: O processo pedagógico de uma estudante com dificuldade de
aprendizagem em uma escola municipal de Presidente Kennedy-ES, as autoras Maria Regina Fontana
Contarini e Nilda da Silva Pereira, buscam compreender o fazer pedagógico no processo educacional de uma
aluna com dificuldade de aprendizagem, analisando o procedimento educativo e a aplicação das teorias da
educação de forma empírica. Entende-se que a ação pedagógica deve consistir na elaboração de programas
de intervenção adaptados às características de aprendizagem específicas de cada criança e no espaço em que
ocorre essa aprendizagem. Incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio. Isso, na
maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. Para uma educação realmente inclusiva é necessário repensar
o processo de ensino e aprendizagem conhecendo e compreendendo as adversidades físicas ou culturais, as
múltiplas diversidades, sejam elas físicas ou culturais, necessitando ser plurissignificativa e construir um
currículo contextualizado, em que esteja presente a equidade.
.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.