A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL FEMININO FRENTE AS DIFICULDADES NO MEIO ESPORTIVO E A PARTICIPAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NESSE PROCESSO

THE EVOLUTION OF WOMEN'S SOCCER FACING THE DIFFICULTIES IN THE SPORTIVE ENVIRONMENT AND THE PHYSICAL EDUCATOR’S PARTICIPATION IN THIS PROCESS

Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > SAÚDE, REABILITAÇÃO E MOVIMENTO - I


CIÊNCIAS DA SAÚDE Visualizações: 911
Ano: 2021

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

Objetivo: O presente estudo objetiva apresentar de forma geral os avanços do futebol feminino e a importância do educador físico na participação desse processo. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, que é uma pesquisa realizada em documento ou fontes secundárias, envolvendo toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo. Para a organização desse objeto de estudo foram lidos e interpretados diversos artigos científicos coletados das bases de dados SciELO, Periódico CAPES e Google Acadêmico publicados entre os anos de 2015 a 2020. Resultados: Foram analisados cinco artigos científicos onde foi possível criar três categorias temáticas apresentadas, possibilitando o seguinte agrupamento por eixos temáticos: “O professor de educação física como protagonista da diminuição do preconceito no futebol na escola”, “O futebol feminino na atualidade” e “A desvalorização do futebol feminino”. Conclusão: O presente estudo proporcionou um levantamento de dados bastante importante sobre a inserção da mulher no futebol. Nesse processo o professor de Educação Física possui um papel muito importante na fase inicial da atividade, proporcionando condições adequadas para a prática de futebol tanto para alunos quanto para alunas, descartando o fator gênero como obstáculo para a prática do futebol.


Palavra-chave: Futebol Feminino,Educação Física,Gênero,Esporte


Abstract:

Objective: The present study aims to present in general the advances of women's soccer and the importance of physical educators in participating in this process. Methodology: This is a literature review study, which is a research carried out in document or secondary sources, involving all the bibliography already made public in relation to the study topic. For the organization of this object of study, several scientific articles collected from SciELO, Periódico CAPES and Google Acadêmico databases published between the years 2015 and 2020 were read and interpreted. Results: Five scientific articles were analyzed, where it was possible to create three thematic categories presented, allowing the following grouping by thematic axes: "The physical education teacher as a protagonist of the reduction of prejudice in soccer at school", "Women's soccer nowadays" and "The devaluation of women's soccer". Conclusion: This study provided a very important data survey about the insertion of women in soccer. In this process, the Physical Education teacher has a very important role in the initial phase of the activity, providing adequate conditions for the practice of soccer for both students and pupils, discarding the gender factor as an obstacle for the soccer practice.


Keywords: Women's soccer,Physical Education,Gender,Sport


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2021.008.5

ISBN:


978-65-89361-10-7

AUTORES :


Francisco Dennis Medeiros de Oliveira
Isaac Douglas Medeiros de Oliveira
Eduardo Henrique Barros Ferreira



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.