A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL FEMININO FRENTE AS DIFICULDADES NO MEIO ESPORTIVO E A PARTICIPAÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NESSE PROCESSO
THE EVOLUTION OF WOMEN'S SOCCER FACING THE DIFFICULTIES IN THE SPORTIVE ENVIRONMENT AND THE PHYSICAL EDUCATOR’S PARTICIPATION IN THIS PROCESS
Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > SAÚDE, REABILITAÇÃO E MOVIMENTO - I
Objetivo: O
presente estudo objetiva apresentar de forma
geral os avanços do futebol feminino e a importância do educador físico na
participação desse processo. Metodologia: Trata-se de um estudo de
revisão bibliográfica, que é
uma pesquisa realizada em documento ou fontes secundárias, envolvendo toda a
bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo. Para a
organização desse objeto de estudo foram lidos e interpretados diversos artigos
científicos coletados das bases de dados SciELO, Periódico CAPES e Google Acadêmico
publicados entre os anos de 2015 a 2020. Resultados:
Foram analisados cinco artigos científicos onde foi possível criar três categorias temáticas apresentadas, possibilitando o seguinte
agrupamento por eixos temáticos: “O professor de educação física como protagonista da
diminuição do preconceito no futebol na escola”, “O futebol feminino na
atualidade” e “A desvalorização do futebol feminino”. Conclusão: O presente estudo proporcionou um levantamento de dados bastante
importante sobre a inserção da mulher no futebol. Nesse processo o professor de
Educação Física possui um papel muito importante na fase inicial da atividade,
proporcionando condições adequadas para a prática de futebol tanto para alunos
quanto para alunas, descartando o fator gênero como obstáculo para a prática do
futebol.
Objective: The present study aims to present in general the
advances of women's soccer and the importance of physical educators in
participating in this process. Methodology: This is a literature review study, which is a
research carried out in document or secondary sources, involving all the
bibliography already made public in relation to the study topic. For the
organization of this object of study, several scientific articles collected
from SciELO, Periódico CAPES and Google Acadêmico databases published between
the years 2015 and 2020 were read and interpreted. Results: Five scientific articles were analyzed, where it
was possible to create three thematic categories presented, allowing the
following grouping by thematic axes: "The physical education teacher as a
protagonist of the reduction of prejudice in soccer at school",
"Women's soccer nowadays" and "The devaluation of women's soccer".
Conclusion: This study provided a very
important data survey about the insertion of women in soccer. In this process,
the Physical Education teacher has a very important role in the initial phase
of the activity, providing adequate conditions for the practice of soccer for
both students and pupils, discarding the gender factor as an obstacle for the
soccer practice.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.