INFLUÊNCIA DE REDE E MÍDIAS SOCIAIS A INSATISFAÇÃO CORPORAL DE MULHERES
INFLUENCE OF NETWORK AND SOCIAL MEDIA ON THE BODY DISSATISFACTION OF WOMEN
Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > SAÚDE, REABILITAÇÃO E MOVIMENTO - I
Objetivo: Avaliar o efeito da
influência de mídias e redes sociais com a insatisfação corporal das mulheres. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica ou literária
com base em revistas e artigos científicos para avaliar se há influência das
redes e mídias sociais a insatisfação corporal de mulheres. A pesquisa foi
elaborada com base em artigos científicos, disponibilizados em sites
especializados em trabalhos acadêmicos, ressaltando-se: The Scientific
Eletronic Librany Online (Scielo), Medical Literature Analysis and retrieval
system online (MEDLINE), Literatura latino-americana e do Caribe em ciências da
Saúde (LILACS), National Library of medicine (PUBMED).Por meio dos seguintes
descritores: mídia, rede social, imagem corporal, insatisfação corporal.
Somente foi incluído na pesquisa artigos e estudos produzidos entre o ano de
2011 e 2020. Resultados: Foram analisados artigos que buscam entender o impacto do uso de redes
sociais no bem-estar de mulheres. Foi possível analisar e observar que o
consumo de conteúdo fitness e/ou de corpos magros tem impacto negativo no
bem-estar, humor, satisfação corporal e na internalização do corpo magro. Conclusão: Por meio dessa pesquisa foi possível constatar
que as mídias e redes sociais impactam sim negativamente nas questões de
insatisfação com imagem corporal de mulheres. Principalmente se o conteúdo
consumido for de teor fitness onde se tenha exposição de corpos magros.
Objective: To evaluate the effect of the influence of media and social networks on
women's body dissatisfaction. Methodology: This is a study of bibliographic or literary review based on journals
and scientific articles to assess whether there is an influence of social
networks and social media on the body dissatisfaction of women. The research
was based on scientific articles, made available on websites specialized in
academic works, with emphasis on: The Scientific Eletronic Librany Online
(Scielo), Medical Literature Analysis and retrieval system online (MEDLINE),
Latin American and Caribbean literature in Health Sciences (LILACS), National
Library of Medicine (PUBMED). Through the following descriptors: media, social
network, body image, body dissatisfaction. Only articles and studies produced
between 2011 and 2020 were included in the research.
Results: Articles that seek to understand the impact
of the use of social networks on the well-being of women were analyzed. It was
possible to analyze and observe that the consumption of fitness content and /
or lean bodies has a negative impact on well-being, mood, body satisfaction and
the internalization of the lean body.
Conclusion: Through this research it was possible to
verify that the media and social networks do have a negative impact on issues
of dissatisfaction with the body image of women. Especially if the content
consumed is of fitness content where there is exposure of lean bodies.
Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66
© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.