INFLUÊNCIA DE REDE E MÍDIAS SOCIAIS A INSATISFAÇÃO CORPORAL DE MULHERES

INFLUENCE OF NETWORK AND SOCIAL MEDIA ON THE BODY DISSATISFACTION OF WOMEN

Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > SAÚDE, REABILITAÇÃO E MOVIMENTO - I


CIÊNCIAS DA SAÚDE Visualizações: 911
Ano: 2021



COMPARTILHAR
Resumo:

Objetivo: Avaliar o efeito da influência de mídias e redes sociais com a insatisfação corporal das mulheres. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica ou literária com base em revistas e artigos científicos para avaliar se há influência das redes e mídias sociais a insatisfação corporal de mulheres. A pesquisa foi elaborada com base em artigos científicos, disponibilizados em sites especializados em trabalhos acadêmicos, ressaltando-se: The Scientific Eletronic Librany Online (Scielo), Medical Literature Analysis and retrieval system online (MEDLINE), Literatura latino-americana e do Caribe em ciências da Saúde (LILACS), National Library of medicine (PUBMED).Por meio dos seguintes descritores: mídia, rede social, imagem corporal, insatisfação corporal. Somente foi incluído na pesquisa artigos e estudos produzidos entre o ano de 2011 e 2020. Resultados: Foram analisados artigos que buscam entender o impacto do uso de redes sociais no bem-estar de mulheres. Foi possível analisar e observar que o consumo de conteúdo fitness e/ou de corpos magros tem impacto negativo no bem-estar, humor, satisfação corporal e na internalização do corpo magro. Conclusão: Por meio dessa pesquisa foi possível constatar que as mídias e redes sociais impactam sim negativamente nas questões de insatisfação com imagem corporal de mulheres. Principalmente se o conteúdo consumido for de teor fitness onde se tenha exposição de corpos magros.


Palavra-chave: Insatisfação corporal,Mídias e redes sociais,Influência midiáticas


Abstract:

Objective: To evaluate the effect of the influence of media and social networks on women's body dissatisfaction. Methodology: This is a study of bibliographic or literary review based on journals and scientific articles to assess whether there is an influence of social networks and social media on the body dissatisfaction of women. The research was based on scientific articles, made available on websites specialized in academic works, with emphasis on: The Scientific Eletronic Librany Online (Scielo), Medical Literature Analysis and retrieval system online (MEDLINE), Latin American and Caribbean literature in Health Sciences (LILACS), National Library of Medicine (PUBMED). Through the following descriptors: media, social network, body image, body dissatisfaction. Only articles and studies produced between 2011 and 2020 were included in the research. Results: Articles that seek to understand the impact of the use of social networks on the well-being of women were analyzed. It was possible to analyze and observe that the consumption of fitness content and / or lean bodies has a negative impact on well-being, mood, body satisfaction and the internalization of the lean body. Conclusion: Through this research it was possible to verify that the media and social networks do have a negative impact on issues of dissatisfaction with the body image of women. Especially if the content consumed is of fitness content where there is exposure of lean bodies.


Keywords: Body dissatisfaction,Media and social networks,Media influences


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2021.008.6

ISBN:


978-65-89361-10-7

AUTORES :


Jéssica Mayara Rodrigues da silva
Marco Antonio dos Santos Junior
Francisco das Chagas Araújo Sousa



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2024 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.