Autoconceito e autoimagem de mulheres em situação de vulnerabilidade social

Women's self-perception and self-image and the situation of social vulnerability

Home > CIÊNCIAS HUMANAS > MULHER: entre o cuidado, a luta e a resiliência


CIÊNCIAS HUMANAS Visualizações: 439
Ano: 2024

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

Este trabalho explora a elaboração do autoconceito e da autoimagem de uma mulher que enfrenta diferentes formas de vulnerabilidade. A vulnerabilidade é abordada de forma ampla, não se limitando apenas a questões financeiras, mas como um conceito multifacetado. Utilizando o método de pesquisa descritiva, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com critérios qualitativos. O estudo destaca as diversas vulnerabilidades enfrentadas por essa mulher e como essas condições influenciam diretamente a formação e consolidação do seu autoconceito e autoimagem. Além disso, é analisada a interseção de múltiplas vulnerabilidades, muitas vezes colocando os indivíduos em situações de risco. O estudo também aborda a conexão entre os padrões estabelecidos pela mídia e o problema da comparação, destacando como a ausência de oportunidades em relação a outros grupos e a pressão por ideais de corpo e estilo de vida afetam essa mulher vulnerável. Isso leva a sentimentos de frustração e inferioridade, que influenciam diretamente sua autoimagem e autoconceito.


Palavra-chave: Autoconceito,Autoimagem,Mulheres,Redes Sociais,Vulnerabilidade Social


Abstract:

This work examines the development of self-concept and self-image in a woman facing various forms of vulnerability. Vulnerability is discussed broadly, encompassing not only financial issues but also as a multifaceted concept. Utilizing a descriptive research method, data were collected through semi-structured interviews based on qualitative criteria. The study highlights the diverse vulnerabilities experienced by this woman and how these conditions directly influence the formation and consolidation of her self-concept and self-image. Furthermore, it analyzes the intersection of multiple vulnerabilities, often placing individuals in precarious situations. The study also explores the link between media-imposed standards and the issue of comparison, emphasizing how the lack of opportunities compared to other groups, along with the pressure to conform to body and lifestyle ideals, affects this vulnerable woman. This leads to feelings of frustration and inferiority, which directly influence her self-image and self-concept.


Keywords: Self-concept,Self-image,Women,Social Media,Social Vulnerability


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


10.48140/digitaleditora.2024.002.5

ISBN:


978-65-89361-23-7

AUTORES :


Bianca de Souza Araújo
Letícia Aguiar Pereira
Maria Alice coelho Sales
Samili Agostinho Gonçalves



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2025 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.