O ENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): revisão integrativa

INVOLVEMENT OF PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONALS IN THE TREATMENT OF AUTISTIC SPECTRUM DISORDER (ASD): an integrative review

Home > CIÊNCIAS DA SAÚDE > EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES


CIÊNCIAS DA SAÚDE Visualizações: 1449
Ano: 2020

Download do Capítulo

COMPARTILHAR
Resumo:

Objetivos: Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar o envolvimento dos profissionais de educação física no tratamento do espectro autista TEA.

Métodos: O estudo configura-se no formato de revisão integrativa na qual é caracterizada por ser realizada com base em levantamento feito através de outras pesquisas, ambas podendo conter diferentes metodologias, como procedimentos para a coleta de dados só foram aceitos estudos nos quais estavam dentro do recorte temporal de 2016-2020 restringidos em idioma português, retirados das plataformas de busca do Google Acadêmico e SciELO usando a forma booleana AND com a combinação Profissional de educação física AND Transtorno do espectro autista TEA AND Intervenção Profissional AND Equipe Multidisciplinar AND Educação física AND Qualidade de vida, para análise de dados foram verificados a relevância das informações nos estudos selecionados.

Resultados: Pôde-se comprovar através das análises feitas nos estudos selecionados a eficiência das intervenções impostas pelo profissional de educação física frente ao tratamento do indivíduo autista, promovendo o desenvolvimento da psicomotricidade do mesmo assim como a melhora na interação social através de estímulos propostas pelas atividades. Conclusão: entretanto, mais pesquisas devem ser realizadas acerca da temática abordada, pois a inserção do profissional de educação física no tratamento do TEA ainda se dá como um fato recente


Palavra-chave: Educação Física,Autista


Abstract:

Objectives: Given this, the present study aims to identify the involvement of physical education professionals in the treatment of the autistic spectrum ASD.

Methods: The study is configured in an integrative review format in which it is characterized by being carried out based on a survey carried out through other researches, both of which may containdifferent methodologies, as procedures for data collection were only accepted studies in which they were within of the 2016- 2020 time frame restricted in portuguese, taken from the Google sholar and SciELO search platforms using the boolean form AND with the combination of Physical Education Professional Intervention AND Multidisciplinary Team AND Physical Education AND Quality of life for data analysis, the relevance of the information in the selected studies was verified.

Results: It was possible to prove through the interventions imposed by the physical education professional in relation to the treatment of the autistic individual, promoting the development of psychomotricity as well as the improvement in social interaction through proposed stimuli activities.

Conclusion: however, more research must be carried out on the subject addressed , as the insertion of the physical education professional in the treatment of ASD is still a recent fact.


Keywords: Physical Education Professiona,Autistic Spesctrum Disorder


Idiomas:


PORTUGUÊS

DOI:


DOI: 10.48140/digitaleditora.2020.002.21

ISBN:


978-65-89361-01-5

AUTORES :


Arnold Andressom Machado Paiva
Samuel Pereira dos Santos
Thanandra Rocha Ferreira



Rua Luis Pires de Lima, 3770 – São João
Teresina – PI – CEP: 64.047-020
E-mail: [email protected]

Digital Editora - CNPJ: 37.684.427/0001-66

© 2025 - Digital Editora - Todos os direitos reservados.